Matheus Black
09/01/2018
As principais tendências de Marketing Digital para 2018

O ano de 2018 promete em termos de tendências de marketing digital, são diversas ferramentas e estratégias que prometem renovar a cara das empresas nas mídias digitais, consequentemente trazendo novidades para o público. E toda empresa espera que as redes sociais aproximem marca e consumidor, isto é fato!

O Brasil ainda passa por crises econômicas e muitas empresas ainda estão longe de estabilizar seu financeiro, mas apesar dessa realidade cada vez mais negócios estão buscando em investir em mídias digitais para gerar mais vendas e expandir seu público.

Os acessos á internet no último aumentou muito no Brasil, é o maior crescimento de usuários dos últimos tempos, principalmente em dispositivos móveis. Foi visto pelas pesquisas realizadas que o uso de smartphones e outros tipos de dispositivos móveis foram o que mais cresceu no país, isso significa que a necessidade das empresas utilizarem o marketing digital se tornou essencial.

 

Marketing Digital: 2018

O marketing voltado para as mídias digitais é um dos mais procurados hoje em dia, por empresas de diversos nichos de mercado com qualquer perfil de público. É realidade atual, do público infanto-juvenil a terceira idade está online no mundo virtual.

A cada ano que começa as tendências de marketing digital aparece junto, isso para atender a necessidade de sempre levar novidade para os consumidores. Os consumidores estão cada vez mais mudando seus hábitos e, além disso, com pressa de sempre ter contato com novos conteúdos, é aí que o marketing digital e marketing de conteúdo são aplicados para atender a está necessidade.

Entre todas as tendências que já estão repercutindo entre as empresas, ficou claro que a maior delas é a presença de pequenas e médias empresas de uma maneira significativa no mercado online. O maior objetivo de essas novas empresas começarem atuar de forma virtual é superar as dificuldades econômicas que estão ocorrendo por conta da crise no país.

O cenário de tendências de marketing digital para 2018 será interessante, e com pequenas, médias e grandes empresas em campo, o mercado online irá girar muito conteúdo alinhado a novidades frequentemente.

 

Principais tendências de Marketing Digital para 2018

O marketing passa sempre por grandes transformações a modo de atender sempre os consumidores, necessidades das empresas e mercado de vendas no geral. Em tempos de grande impacto digital e da tecnologia, os clientes estão cada vez mais tendo mais conhecimento aprofundado em diversos fatores do mercado de compra e venda.

São diversas tendências de marketing digital para este ano, listamos as principais para você aplicar em sua empresa e renovar a cara do seu negócio:

·         Marketing de conteúdo ainda é tendência – O marketing de conteúdo já é um velho aliada de todas as empresas que atuam nas mídias digitais, e conforme os anos passam essa tendência prevalece entre as ações de marketing.

 

Uma das melhores maneiras das marcas estabelecerem uma credibilidade e ganhar mais clientes é investir em marketing de conteúdo para agregar valor e informação nas redes sociais da empresa, por exemplo.

 

O Inbound Marketing faz parte do marketing de conteúdo, auxilia uma empresa a desenvolver um relacionamento fiel com o público alvo de forma com que elas criem confiança e fidelidade com a marca.

 

Entre todos os pontos positivos que já deixamos listados o porquê o marketing de conteúdo ainda é tendência, as empresas estão cada vez mais atraídas nesta estratégia por ela ser mais barata do que os investimentos em outras mídias, como as tradicionais;

·         SEO (adaptação a novos hábitos tecnológicos) – Entre as tendências de marketing digital para 2018, está o SEO (Search Engine Optimization), que não é algo novo para o marketing digital, mas a tendência é a adaptação desta técnica para os novos hábitos tecnológicos dos consumidores.

 

As técnicas de SEO não sofreram tantas mudanças, o ponto principal que mudou e se tornou tendência é a adaptação dessas técnicas em termos de aplica-las nas mídias digitais. Essas adaptações estão sendo feitas conforme os consumidores estão mudando sua forma de utilizar a internet.

 

O SEO local é outra tendência para este 2018. Como as pessoas estão cada vez mais consumindo através de dispositivos móveis, segmentar o conteúdo utilizando o SEO local pode ser muito vantajoso para as empresas que podem ser seus sites com muito mais relevância;

·         Buscas realizadas por voz – As pessoas estão cada vez mais realizando suas buscas na internet utilizando a ferramenta de voz, e isto se tornou tendência para este ano. Um novo perfil de usuários que as empresas já estão levando em consideração é por volta de 20% do público que já faz suas buscas desta maneira.

 

Com um novo público identificado, as empresas estão adaptando seus sites entre outras mídias para que tenha a ferramenta de voz e assistente virtual online para que o público esteja sempre sendo respondido.

 

A inteligência artificial está cada vez mais sendo necessária, e como as empresas já se atentaram nisto uma das estratégias que serão aplicadas em grande quantidade dentro das técnicas de SEO que precisaram ter comandos de voz em suas redes;

·         Funis de conversão mais rápidos – As empresas normalmente sempre usuram três etapas de funil de vendas para levar a conversão de leads, mas uma das principais tendências de marketing digital para 2018 é que essas etapas diminuam.

 

As estruturas das campanhas estão passando por transformações para que as etapas do funil de vendas diminuam e atraí mais clientes para as empresas. Mas a diminuição de etapas do funil vai ser atraente para os usuários e muito vantajoso para as empresas que gastaram menos dinheiro no investimento nas campanhas de conversão.

 

A tendência para 2018 são funis mais rápidos, sofisticados, com conteúdo cada vez mais engajados.

 

 

São muitas tendências de marketing digital para 2018, o importante é as empresas estarem sempre atualizadas para renovar sempre a cara e conteúdo de sua marca nas mídias digitais.

 

 

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