Matheus Black
17/04/2018
5 passos simples para criar um planejamento de marketing

 

O marketing é uma das principais ferramentas para que uma empresa consiga seu espaço no mercado e construa uma rede de clientes. Um bom planejamento de marketing é essencial para uma empresa.

 

 

Empresário, Planejamento De Produção, Controle

 

O tempo em que marketing era utilizado apenas como um suporte de vendas já foi, hoje ele é á base para um negócio conseguir seu lugar entre os concorrentes.

O marketing é tudo para um negócio é a peça chave para uma empresa chegar ao sucesso, construir uma rede de clientes, aumentar vendas e conseguir um lugar no mercado de atuação.

Independente do tamanho do seu negócio, o planejamento de marketing é essencial, ele auxilia no controle de gastos, registro de ações e aumento ou diminuição, por exemplo.

Um bom planejamento de marketing pode levar uma empresa a tingir altos resultados no seu desenvolvimento no mercado. O planejamento não precisa ser algo extenso, mas é necessário que o empreendedor deixe registrado as ações do plano que deram certo ou não.

Toda empresa busca crescer no mercado e expandir, mas para isso é preciso o investimento em marketing. Antes de qualquer investimento ser feito em alguma ação de marketing, o primeiro passo é desenvolver um planejamento e é neste exato momento que muitas empresas ficam perdidas.

Por onde começar? Como fazer um plano de marketing?

Planejamento de Marketing – O que é?

A maior estratégia de marketing que uma empresa possa ter é exatamente ter um plano com a base de todas as ações que a equipe de marketing irá realizar. O planejamento é um mapa onde contém um caminho para ser utilizado no marketing como ferramenta de crescimento de uma empresa.

Um plano de marketing é planejamento de todas as ações de marketing que uma empresa irá realizar em uma determinada trajetória. O planejamento pode ter objetivos diferentes, por isso ao passar do temo o plano modo mudar se alienando com a necessidade que uma empresa tem em determinado momento.

O plano de marketing pode ser voltado para a marca, uma linha de produtos ou um produto especifico, ou até mesmo para um serviço que a empresa ofereça.

Desenvolver um planejamento de marketing não é uma tarefa simples, pensando nisso trouxemos 5 passos simples para criar um planejamento de marketing para sua empresa:

  1. Analisar o segmento de mercado da empresa – O primeiro passo para criar seu planejamento de marketing é estudar e analisar o mercado de segmento da empresa.

 

A empresa precisa conhecer todos os fatores internos e externos que possam influenciar a área, esses pontos podem estar: situação do produto ou serviço no mercado; conhecer as reais capacidades da empresa, entre os pontos positivos e negativos perante o mercado.

 

A partir de esta análise desenvolver o plano de marketing fica mais fácil, assim o setor de marketing pode escolher as estratégias de acordo em o que a empresa está precisando atingir e melhorar, por exemplo, se os produtos ou serviços dela não está sendo bem visto no mercado é necessário as estratégias serão traçadas para melhor o posicionamento no mercado, passando uma visão melhor para os clientes;

  1. Entenda quem são seus clientes – Não tem como traçar estratégias de marketing sem a empresa saber realmente quem são seus clientes. Muitas vezes o público alvo de uma empresa não é o consumidor, por exemplo, uma marca de achocolatados produz um produto voltado para crianças e ainda pode ter um público grande de adultos.

 

Apesar de um determinado produto/serviço tem diversos tipos de público, as estratégias de marketing precisam ser voltadas para o público alvo, por isso é tão importante conhecer os clientes, entender o que procuram o que esperam de um produto/serviço entre outras características que podem auxiliar na hora de escolher as estratégias no planejamento de marketing;

  1. Analise seus concorrentes – Analisar os concorrentes é essencial para desenvolver o plano de marketing da empresa. Conheça quais são os principais concorrentes do mesmo mercado de atuação e como estão trabalhando.

 

O ponto importante de analisar os concorrentes é conseguir encontrara estratégias que diferenciem e destaque sua empresa das outras;

  1. Defina estratégias e ações – Todo plano de marketing precisa ter um objetivo, então antes de começar o planejamento a empresa deve ter isto definido já. Seja para aumentar vendas, melhorar o desempenho e visibilidade de um produto/ou serviço, expandir a rede de clientes etc.

 

O plano de marketing e válido para toda necessidade do negócio. Após o objetivo ter sido estabelecido, é o momento do plano de marketing começar e as decisões de medidas a serem tomadas escolhidas. Por exemplo, decisão de utilizar as redes sociais para criar mais interatividade com os consumidores e aproximação com os clientes;

  1. Estabeleça um cronograma – O monitoramento de cada ação de marketing quando está no ar é essencial, é necessário que ela tenha uma data para o começo e também para sua finalização.

 

Enquanto uma ação está em seu período de duração, o monitoramento precisa ser feito diariamente para a empresa sempre ter noção se determinada estratégia de marketing que foi decidida no planejamento vem dando resultados positivos ou negativos.

 

Todos os resultados das ações também necessitam estar registrados no plano de marketing, para uma avaliação posterior.

 

O plano de marketing nunca tem seu fim dentro de uma empresa, e sim sua renovação e atualização para atender sempre a novas necessidades da empresa.

 

 

O planejamento de marketing é essencial e necessário para qualquer tipo de negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Se a empresa quer conseguir seu espaço no mercado de atuação, criar sua rede de clientes e aumentar vendas, as estratégias de marketing precisam entrar em ação através de um plano desenvolvido.

 

 

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