Matheus Black
01/08/2018
Como pular linhas no Face e Insta com o caractere invisível



Já passou pela situação de precisar pular linha no Instagram pra deixar a legenda mais organizada e bonita e, depois de postar a foto ou o vídeo, perceber que não ficou nenhum espaço entre as linhas?


Pois é! Quando o assunto é formatar legenda e bio no Instagram, as regras de edições de textos do aplicativo acabam dificultando o nosso trabalho na hora de escrever textos visualmente mais bonitos.


Muita gente acaba usando pontos ou o underline (_) repetidas vezes pra criar espaço entre uma frase e outra, mas aqui nesse post a gente vai te ensinar como pular linha no Instagram sem precisar encher ainda mais sua legenda de símbolos. Continua lendo pra saber como. 


O segredo está no caractere invisível!


Todo caractere que a gente digita é formado por um código diferente. Quando a gente aperta o espaço da barra ou do enter repetidas vezes, o Instagram contabiliza o código desses dígitos apenas uma vez. É por isso que, mesmo que a gente dê vários espaços no teclado pra formatar a legenda, depois que ela é postada a publicação aparece sem esses espaços repetidos. 


Por isso, precisamos criar um espaço “fake” quando queremos pular linhas ou quebrar espaços na bio. Basicamente temos que enganar o Instagram, pra que o aplicativo pense que ali tem caracteres visíveis, quando na verdade é só mais um espaço em branco. É onde entra o caractere invisível. Assim como o espaço da barra de espaço e do enter, ele não forma nenhum dígito visível, mas o Instagram “nota” ele de forma diferente que os espaços “normais”.


E como usá-lo?


Utilizar o caractere invisível é uma simples tarefa de ctrl + c e ctrl + v. Muitas pessoas costumavam usar a caixa de texto do status do Facebook pra criar esses espaços e colar no Instagram, mas hoje esse método já não funciona em muitos celulares.


E não há motivo pra se preocupar. Como eu disse, usar o caractere invisível é uma tarefa que consiste basicamente em copiar e colar. Além disso, esses espaços podem ter usos diferentes na na plataforma. Saca só:


Como centralizar sua bio no Instagram


Já se deparou com um perfil no IG que a bio era bem bonita e formatada pra ficar no meio da página? O responsável por isso é o caractere invisível! Olha como fazer no seu perfil:
 

  1. Copie o espaço entre as setas aqui ao lado. Apenas o espaço ENTRE elas, não as setas em si. >>⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀<<
  2. Abra a configuração “Editar perfil” no Instagram. Aqui, uso o app no desktop porque acho mais fácil, mas funciona no celular também!
  3. Agora é só colar os espaços que você copiou antes de toda linha de texto e voilà! Texto centralizado. 

 


Você pode, inclusive, ajustar o texto. Basta ir adicionando ou deletando esses caracteres até alcançar o lugar perfeito pra você. Passe o mouse clicando em cima e veja que esse espaço em branco é formado por vários pedacinhos!


Não esqueça que a bio do Instagram só aceita 160 caracteres. Então se a sua ideia é incluir muita informação, centralizar não vai ser uma boa opção – inclusive porque os caracteres invisíveis vão tirar ainda mais espaço do seu texto.


É bom lembrar também que as bios centralizadas não ficam bonitas quando vistas pelo Instagram desktop. Olha só a diferença de um perfil com a bio centralizada visto pelo Instagram Web e pelo aplicativo no celular:


 

 

 

No Instagram Web

 


O mesmo acontece quando pulamos linhas normalmente com o enter, colocando um texto embaixo do outro, sem criar espaço em branco entre eles. Pra fazer isso, não é preciso utilizar o caractere invisível, mas a visibilidade da bio também fica “deformada” quando vista pelo Instagram Web, como se você tivesse escrito tudo em uma linha só.
 

Como pular linha na legenda do Instagram
 

Para fazer as quebras de linhas nas legendas você vai usar a mesma ideia de colar e copiar o caractere. A diferença é que, em vez de colar no começo da linha, você vai colocar o caractere invisível no meio de duas linhas. Os usuários de IOS podem usar o bloco de notas para montar o texto com o caractere invisível. Depois, é só copiar tudo e colar na legenda do Instagram.

 

 

 




Dica: testei colar o caractere invisível numa conversa do WhatsApp (pra ficar mais fácil de copiar na hora que fosse usar o Instagram pelo celular) e funcionou!


Mas por que formatar legendas?
 

Se o seu foco é escrever legendas curtas e impactantes, ok, você não vai precisar se preocupar muito com o caractere invisível.

Mas, quando falamos de marketing no Instagram, em que o objetivo das marcas é apresentar conteúdos, divulgar preços de produtos e serviços, disponibilizar contatos e fazer posts call-to-action (chamadas para ação), o caso muda muito. Imagina só colocar todas essas informações num texto corrido?

Numa rede social em que o apelo visual é a principal característica, ter uma legenda bem escrita e visualmente bonita é de extrema importância.

Quebrar linhas com o caractere invisível pode ser o segredo pra deixar seus posts mais limpos e organizados. Uma legenda bem feita faz com que mais pessoas leiam o seu conteúdo. Consequentemente, você terá mais chances de arrumar clientes novos. São esses detalhes que parecem mínimos, mas que acabam fazendo toda a diferença.

E ai, conseguiu aprender como usar o caractere invisível pra pular linha no Instagram? Se restou alguma dúvida, não deixa de perguntar pra gente aqui embaixo nos comentários, beleza? 


Por: Equipe PostGrain
 

CONTINUE NO BLOG..

JÁ IMAGINOU TER MAIS INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS E TOTALMENTE GRATUITAS SOBRE FACEBOOK PARA EMPRESAS?

É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.

Aprofunde os seus conhecimentos com o meu material que é 100% gratuito. Baixe já:


 

 

Entre em Contato
Matheus Black
MATHEUS BLACK | CNPJ: 18.047.276-0001-90
contato@matheusblack.com.br
Marília /SP

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright 2017 - Matheus BLACK