Matheus Black
12/10/2018
Curiosidades do Instagram: saiba tudo sobre a rede social

O Instagram acaba de bater a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos e cerca de 95 milhões de imagens e vídeos postados todos os dias. Dá pra acreditar?

Esse número impressionante só prova o quanto a rede social vem crescendo desde o seu lançamento em 2010 e ainda mais depois da compra bilionária pelo Facebook, em abril de 2012. A plataforma abriu inúmeras possibilidades para o mercado digital, instaurou novas logísticas de consumo e publicidade, além de ser uma vitrine frequentemente atualizada.

O Instagram se tornou uma ferramenta incrível e diante de tantas qualidades reunimos bons cases e estatísticas para apresentar nesse post. Você sabe quando e por quem foi feita a primeira publicação da rede social? Qual é a foto mais curtida de todos os tempos? Ou o perfil mais seguido?

Então chega mais para descobrir todas essas curiosidades do Instagram que separamos para você!

 

1. Primeira foto publicada no Instagram

Você sabe qual foi o primeiro post da rede social e quem foi o autor? O @kevin (repare que o @ dele é SOMENTE um nome, ou seja, primeiraço). Kevin Systrom (um dos fundadores do Instagram) publicou a foto do seu cãozinho em 16 de julho de 2010.

curiosidades-do-instagram-postgrain

2. De Instagram para Facebook

Percebendo o crescente sucesso da então rede social, o Mark Zuckerberg foi bem esperto e tratou logo de comprá-la. O projeto idealizado e criado por dois sócios, os engenheiros de software Kevin Systrom e  Mike Krieger, que inclusive é brasileiro, chegou a bater 100 milhões de usuários ativos no ano de 2012 e foi vendido naquele mesmo ano por 1 bilhão de dólares em dinheiro e ações ao Facebook.

curiosidades-do-instagram-postgrain

3. Somos mais que um, somos um bilhão 

Sim, o próprio CEO da empresa, Kevin Systromanunciou que o Instagram chegou a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma, desde o seu lançamento em 2010. Este fato só aumenta a importância de uma marca ou empresa estar presente no Instagram, já que os números de perfis comerciais chegam a 200 milhões (calculados em novembro de 2017). Afinal, devemos estar onde nossos clientes estão, não é verdade?

curiosidades-do-instagram-postgrain-igtv

4. O Brasil é o segundo maior mercado da plataforma

Atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo maior nicho de usuários da plataforma. E isso quem afirma é o próprio Instagram, viu? Até 31 de outubro de 2017 éramos 50 milhões de contas ativas por mês. Imagina o quanto deve ter aumentado de lá pra cá? Bom, a empresa ainda não divulgou os novos números, mas já dá pra ter uma idéia, hein?

curiosidades-do-instagram-postgrain-gif-batman

5. Brasileiros com maior número de seguidores

E já que somos o segundo maior mercado em número de seguidores da plataforma, não poderíamos deixar de listar os perfis nacionais mais seguidos, correto?

Lembrando que esses número foram contabilizados até a data em que este texto foi escrito, em 21/06/2018, ok?

6. O perfil mais seguido do Instagram

Selena Gomez? Alguma das irmãs Kardashians ou algum jogador de futebol? Não, não! Provando que entendem muito do seu público e de ótimas doses de Instagram Marketing, o perfil mais seguido da rede é o próprio @instagram.

curiosidades-do-instagram-postgrain

Com 239 milhões de seguidores, o perfil aborda não somente assuntos da plataforma, mas também faz reposts dos seus seguidores e usa do poder dos influenciadores para chamar cada vez mais atenção para o perfil.

7. Influenciadores mais caros do mundo

Pegando a carona do tópico anterior… acho que já sabemos a importância que os digital influencers têm, não é? Já até fizemos um dossiê sobre eles aqui no blog. Mas quanto custa um post dos maiores influenciadores da plataforma e quem são eles?

curiosidades-do-instagram-postgrain-selena-gomez

curiosidades-do-instagram-postgrain-kim-kardashian

curiosidades-do-instagram-postgrain-cristiano-ronaldo

8. A foto mais curtida de todos os tempos

Mais uma vez temos não só uma, mas duas Kardashians em uma categoria. A foto mais curtida atualmente é da @kyliejenner e a sua filhinha recém-nascida (e super aguardada), Stormi. A publicação já têm quase 18 milhões de curtidas.

Outras fotos famosas pertencem ao @cristiano com a esposa e sua filha recém-nascida, ainda no hospital e a então gravidíssima (e anunciando o nascimento dos seus gêmeos) @beyonce.

9. Hashtags mais populares

Após lançar a funcionalidade de seguir por hashtag e ainda poder inseri-las na sua bio, ficou óbvio a importância dessa função principalmente para quem trabalha com Instagram Marketing. Quer saber quais as hashtags mais populares da plataforma? A gente listou pra vocês:

#love    

#fashion

#photooftheday

#photography

#art

#travel

#happy

#nature

#picoftheday

#instagood

#tbt

#beautiful

#cute

#repost

10. Maiores cases de sucesso das marcas

Que o Instagram já tem bilhões de usuários a gente já sabe. Mas e em relação às marcas? Como que elas podem tirar proveito dessa plataforma tão abrangente?

Exatamente por ser uma comunidade visual, as empresas podem proporcionar experiências únicas aos seguidores, relacionando os seus produtos e serviços as funcionalidades do Instagram.  

Dá só uma olhada nessas cases de sucesso de diferentes segmentos:

Para aumentar o reconhecimento da marca e mostrar para as pessoas em São Paulo como o seu produto pode dar um up em qualquer receita, a Heinz Brasil (@br_heinz) usou o Instagram Stories para criar uma experiência de vídeo muito interessante.

Nela o usuário poderia “comer” o prato oferecido no anúncio apenas arrastando a seta para cima. Algo que despertou a curiosidade de quem acessava o conteúdo. A campanha acabou gerando maior número de seguidores no perfil da marca e aumento significativo no número de vendas do produto. 

No lançamento da edição limitada do seu novo carro, o Twingo Twilight, a montadora francesa Renault (@renault_france) usou o Stories para criar uma campanha de vídeo voltada ao público jovem, especialmente para a geração y (entre 18 e 24 anos), por isso soube utilizar de forma certeira a plataforma e foi considerada uma das campanhas de maior destaque pelo Instagram no ano de 2017.

Gostou no nosso artigo? Conhece alguma outra curiosidade legal que não listamos aqui? Conta pra gente! 💙 ⚡


BlogPost By: Postgrain

 

Entre em Contato
Matheus Black
MATHEUS BLACK | CNPJ: 18.047.276-0001-90
contato@matheusblack.com.br
Marília /SP

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright 2017 - Matheus BLACK